Associação Visibilidade Feminina

Visibilidade Feminina Acessos: 610

A Associação Visibilidade Feminina é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos que tem por finalidade fomentar o protagonismo das mulheres nos espaços de poder público e privado.

Nossa atuação se dá de forma variada, dentre as quais destacam-se ações de conscientização e empoderamento feminino, conferindo visibilidade às conquistas, aos trabalhos, aos talentos, e também às demandas das mulheres dos mais diversos setores da sociedade; promoção de eventos em caráter interdisciplinar; colaboração no ensino e publicação de trabalhos sobre a situação da mulher na sociedade; como força representativa nos cenários municipal, estadual, nacional e internacional, e instrumento de intervenção social, inclusive para a elaboração de políticas públicas específicas; firmar convênios, acordos e parcerias com outras instituições; elaborar pareceres, ajuizar ação civil pública e demais ações cabíveis, além de atuar como amicus curiae perante quaisquer órgãos jurisdicionais, na defesa dos direitos das mulheres.

O nome da associação vem do objetivo de promover o empoderamento a partir da visibilidade: quando uma mulher vê outra em um espaço de poder, ela sabe que também pode chegar lá e que aquele é também o seu lugar, porque acreditar em si mesma é o primeiro passo em direção a uma realidade na qual as vozes de homens e mulheres tenham a mesma importância e relevância sobre os rumos da sociedade.

A Visibilidade Feminina surgiu a partir do Projeto "Visibilidade Feminina nas eleições 2016", buscando educar sobre a importância da representatividade nos espaços de poder, visando a igualdade de gênero e a emancipação das mulheres como protagonistas na política. Assim, impulsionou-se uma campanha pela votação em mulheres, ajudando a divulgar candidaturas femininas de todo o Brasil.

Passando as eleições, diante do alcance inesperado do projeto e da vontade das mulheres envolvidas de continuar atuando para fomentar o protagonismo feminino nos espaços de poder públicos e privados, teve início nossa atuação como movimento Visibilidade Feminina. Em 2017 nós o registramos como Associação civil sem fins lucrativos e hoje contamos com associadas e associados de todos os cantos do Brasil.

Neste período de existência participamos e elaboramos diversos projetos que são apresentados nos relatórios anuais, contando sempre com lindas parcerias e mulheres incríveis, espalhando a consciência de que nosso gênero não nos limita, que cada mulher é forte à sua maneira, e que somos mais fortes juntas. Atualmente nossas ações são divulgadas em nossas redes sociais, facebook e instagram

A Primeira Diretoria eleita para o triênio 2017/2020 possui a seguinte composição Polianna Pereira dos Santos – Diretora Presidente; Mônica de Cássia – Diretora Vice-Presidente; Julia Rocha de Barcelos – Diretora Tesoureira; Nicole Gondim Porcaro – Diretora Administrativa.

A Associação não recebe apoio financeiro regular de nenhuma entidade, pública ou privada, e se mantém com as doações que recebe. Para tanto, foi aberta a conta bancária no SICOOB COOPJUS (Banco: 756 Agência: 4090 Conta Corrente: 4474-1).

Estamos sempre em busca de novas parcerias com o fim de potencializar as ações realizadas, buscando um fortalecimento das redes e gerar atuação de maior impacto, alcançando cada vez mais mulheres com os mais diversos perfis e potencialidades.

Nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos e reiteramos nosso interesse em trabalho conjunto com o fim de fomentar o protagonismo da mulher na sociedade.

Imprimir