Edital de chamamento de artigos: "Mulheres na Sociedade em Tempos de Crise"

Visibilidade Feminina Acessos: 1078

EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO DE OBRA COLETIVA 

AS MULHERES NA SOCIEDADE EM TEMPOS DE CRISE 

“Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.” Simone de Beauvoir 

A VISIBILIDADE FEMININA, associação sem fins lucrativos que tem por finalidade fomentar o protagonismo das mulheres nos espaços de poder público e privado, tornam público o Edital 001/2019 para apresentação de artigos científicos que constituirão a OBRA COLETIVA com a temática “AS MULHERES NA SOCIEDADE EM TEMPOS DE CRISE”coordenada pelas professoras Ms. Polianna Pereira dos Santos, Ms. Daniela Tiffany Prado de Carvalho e Ms. Elisa Maria Taborda da Silva, com previsão de publicação no segundo semestre do ano de 2020, em evento próprio, devendo os interessados observarem as regras e procedimentos seguintes: 

1- Objetivo do Projeto 

A proposta de uma obra coletiva, além do fomento à produção intelectual e pesquisa científica, visa a investigação acadêmica de questões atuais e polêmicas de relevância nacional relacionadas à situação das mulheres em sociedade, ao preconceito de gênero e à violência, no contexto de crise e restrição/supressão de direitos que estamos vivenciando. Cabe aos pesquisadores o enfrentamento teórico e prático do tema, para auxiliar na compreensão da questão e atuar em busca de soluções eficazes, convergindo para um único objetivo: a promoção da igualdade de gênero. 

Esperam-se contribuições autorais inéditas, abordando questões e polêmicas contemporâneas sobre a situação das mulheres em sociedade, em diferentes áreas do saber, considerando-se perspectivas históricas, sociológicas, antropológicas, jurídicas, políticas, econômicas, entre outras. Por se tratar de obra com enfoque bastante abrangente, as contribuições poderão ser construídas sob o pálio dos mais diversos ramos, desde que afeitas ao eixo temático proposto e devidamente contextualizadas. 

Homens e mulheres interessados em colaborar com trabalhos para a estruturação da obra devem atentar para as seguintes regras e disposições. 

2- Dos artigos 

  1. Os textos submetidos para avaliação e possível publicação devem ser originais e inéditos; 
  2. O conteúdo dos artigos será de inteira responsabilidade de seus autores; 
  3. Os trabalhos poderão ser escritos em coautoria; 
  4. Admite-se 1(um) trabalho por autor, aplicando-se a mesma regra em caso de trabalho em coautoria; 
  5. Os artigos serão cedidos sem custo pelos seus autores, sendo obrigatória a assinatura de carta de cessão de Direitos Autorais, conforme modelo a ser apresentado oportunamente pelos coordenadores da obra; 
  6. O artigo deverá obedecer às regras da ABNT e atender às seguintes especificações: 
    1. conter de 12 a 20 páginas, seguindo o padrão de letra no 12, Times New Roman, alinhamento justificado, entrelinhas com espaçamento 1,5, parágrafo de 2cm; 
    2. conter resumo na língua portuguesa e inglesa, com no mínimo 100 palavras; 
    3. conter, no mínimo, 04 palavras-chaves na língua portuguesa e inglesa; 
    4. as referências no corpo do texto devem ser feitas no sistema autor-data. Exemplo: (CARVALHO, 1972, p.28). 
    5. as referências bibliográficas devem constar no final do artigo no formato ABNT (NBR 6023: Autor. Título: Subtítulo. Edição. Local: Editora, Ano. Páginas. Volume.). Exemplo: TANENBAUM, Andrew. Redes de computadores. 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2016. 900 p. 
    6. as notas explicativas devem ser confeccionadas no rodapé de página; 
    7. sob pena de não classificação, o artigo deverá ser enviado juntamente com a carta de cessão de direitos autorais devidamente assinada. 

3- Das inscrições 

  1. Os artigos completos serão recebidos de 30 de agosto a 1o de novembro de 2019devendo ser enviados em formato Word, com terminação .doc ou .docx, para o seguinte e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com a identificação de assunto: “Edital de chamada para Obra Coletiva” 
  1. Não deverá haver identificação no corpo do artigo, devendo o (a) autor (a) em página apartada inserir os seguintes dados: título do trabalho (em português e inglês), nome e qualificação do Autor, número do CPF, endereço completo para contato, telefone, e-mail, e autorização de publicação pela Associação Visibilidade Feminina, com cessão de direitos autorais. 

4- Da seleção dos artigos 

  1. O simples recebimento do trabalho não garante a sua publicação. Os artigos serão avaliados pelos coordenadores da obra, podendo contar com avaliadores ad hoc
  2. Somente serão analisados os trabalhos que se encontrem dentro das regras de normalização indicadas, bem como inseridos adequadamente no eixo temático proposto. 
  3. A publicação do texto submetido dependerá, dentre outros constantes do presente edital, dos seguintes critérios: 
    1. relevância científica 
    2. temática pertinente à proposta da obra; 
    3. clareza e originalidade no desenvolvimento do assunto; 
    4. estrutura adequada; e 
    5. correto manejo de linguagem técnica. 

5- Da divulgação dos artigos selecionados 

  1. Até o dia 08 de março de 2020 a Associação Visibilidade Feminina divulgará a relação dos artigos aprovados para publicação nas redes sociais, bem como remeterá e-mail para os interessados. Verificando-se a aprovação com ressalvas, será concedido o prazo de 15 (quinze) dias para as adaptações necessárias. 
  1. As dúvidas relacionadas a este edital deverão ser encaminhadas por e-mail e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com a identificação de assunto: “DÚVIDAS- Edital de chamada para Obra Coletiva”. 

Belo Horizonte, 26 de julho de 2019. 

Polianna Pereira dos Santos

Organizadora da Obra 

Daniela Tiffany Prado de Carvalho 

Organizadora da Obra 

Elisa Maria Taborda da Silva

Organizadora da Obra

Mônica de Cássia 

 Vice-Presidente Visibilidade Feminina

 

TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS 

Por este instrumento, eu, ______________________________________, nacionalidade ________________ CPF ou PASSAPORTE no ______________, CEDO, nos termos da Lei 9.610/98, os direitos autorais patrimoniais do artigo indicado abaixo, à Associação Visibilidade Feminina 

Título:_________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 

Co-autores: _____________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 

Declaro que o conteúdo da obra cedida é de minha autoria, em colaboração com os co- autores acima mencionados, da qual assumo qualquer responsabilidade moral e/ou material em virtude de possível impugnação da obra por parte de terceiros. 

Local e data: 

Nome completo e assinatura do CEDENTE 

Rua_______________________________________________________, no_______ 

Bairro ________________________________________________ CEP_______/___ 

Município: ____________/___ Tel: ________________ 

E-mail: _______________________________________________________________ 

Assinatura: 

De acordo:

Imprimir